sexta-feira, 10 de junho de 2016

18° Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens

Teve início nessa quarta-feira 08 de junho o 18° Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens, no Centro de Convenções SulAmérica, na Cidade Nova, no Rio de Janeiro. Este ano, reflexos da crise financeira por que passa o país se vêem na composição de standes de editoras, bastante reduzida em relação aos dois anos anteriores, além de algumas editoras terem infelizmente fechado as portas. Por conta disso e de demais fatores essa edição do Salão tem sido chamada de "o Salão da Resistência".

Ontem no dia 09 estive no stand da AEILIJ onde já havia deixado meu registro no mural dos associados, e aproveitei para desenhar na casinha do projeto Ninho de Livro, do qual participei junto com outros ilustradores associados, numa parceria da AEILIJ com a agência Satrápia de decorar casinhas feitas para serem espaços de troca-troca de livros e que seriam instaladas em vários locais do Rio de Janeiro. A casinha que pintei está localizada no morro do Borel, zona norte do Rio.



Fotos originalmente publicadas em: https://www.facebook.com/ninhodelivro/posts/948416841945945


O colega ilustrador Mauricio Veneza deixando sua contribuição na casinha do estande. Foto de Alex Gomes. 

Aproveitei também para desenhar as crianças que estavam circulando pelo Salão em visita escolar. Desenhar crianças é sempre um desafio, pois nunca param quietas e isso é um bom exercício para a rapidez e fluidez do traço.


Eis que apareceu uma turminha de crianças do Colégio Pedro II de São Cristóvão que queriam conhecer o estande, nessa hora estavam eu e as colegas autoras Cris Alhadeff e Cristina Villaça, com as crianças formando aglomeração em volta de nós de tanta curiosidade. Imediatamente formou-se uma roda de crianças em torno de mim abismados comigo, pois resolvi desenhá-los ao vivo e começaram a vir inúmeras falas de "Tio, me desenha! Tio, desenha eu! Ih, ficou igualzinho!"
Foi divertido, ainda incluí os dois professores que acompanhavam a turma.





Fotos de Alex Gomes.


Nenhum comentário: